Pesquisa

HallowFest06

O HallowFest em 2006 realiza-se em Dezembro, no maior formato até hoje levado a cabo, para o último evento da SoundFactory no actual Hard-Club. Se o primeiro espectáculo assim, nesta sala e há seis anos atrás, culminou com a mítica actuação dos Alemães Das Ich na sua magistral primeira visita a Portugal, o último evento do género volta às origens, com o regresso e consagração da maior banda da cena dark electro industrial experimental.

Dois dias e sete propostas musicais de peso, intersectadas com uma mega festa Synergy, são as propostas do festival deste ano. Depois da data original do evento ter sido substituída por um programa de luxo no âmbito do Rock, encabeçado pelos históricos New Model Army, em termos de concertos a nova data é agora inteiramente vocacionada para as sonoridades Electro e Industrial.

No primeiro dia actuam quatro propostas fundadas na escola electrónica da Alemanha. A abertura estará a cargo de Reaper, projecto de Electro-Techno-Industrial original da Grécia mas sedeado por terras germânicas. Segue-se uma sessão de áudio terapia Industrial, com uma das bandas internacionais mais relevantes do género: KiEw. Depois, o muito desejado regresso do projecto que se estreou em Portugal no ano passado, na abertura do concerto dos VNV Nation, a revolução Electro-Noise sob o lema “Industrial 4 Clubs” Soman. A fechar os concertos outra estreia em Portugal, de uma banda que muito se destacou este ano no panorama da Darkwave Electro-Pop na Europa. Os Frozen Plasma nasceram do encontro entre músicos de duas outras bandas, os extintos NamNambulu e os Diorama, e com uma inequívoca inspiração no Synth-Pop dos anos oitenta aliada aos recursos instrumentais clássicos e digitais, compõem registos melódicos cativantes de tendência natural para a pista de dança.

No dia seguinte todas as atenções estarão centradas nos muito aguardados Das Ich, seis anos depois da sua estreia no palco do Hard-Club. A mais importante banda Electro-Industrial a compor em Alemão com recurso a arranjos sinfónicos, formou-se no final dos anos oitenta por Stefan Ackermann e Bruno Kramm, tendo-se estabelecido ao longo da década seguinte como uma das maiores bandas de culto da era post Neubauten. Satanische Verse, Die Propheten, Stigma, Staub ou Egodram são alguns dos registos épicos fundamentais da sua extensa discografia. Em 2006 editam o álbum Cabaret, baseado em múltiplas interpretações cínicas e irónicas de um teatro de marionetas. Onde termina a realidade e começa a alucinação? Este é o tema central do novo espectáculo. Antes dos Das Ich sobem ao palco duas propostas Ibéricas: de Espanha chegam os Culture Kultür, projecto Electro Dark assinado pela editora Alemã Out Of Line, e a representação Portuguesa é assegurada pelo surpreendente organismo sónico Rock-Electro-Industrial Waste Disposal Machine.

A festa do festival será também excepcional. No sábado à noite, logo depois dos concertos e a poucos metros do Hard-Club, a discoteca Rock’s é o palco escolhido para uma autêntica rave da cena alternativa! Dois ambientes, duas pistas, e uma vista incrível sobre a ribeira do Porto. De um lado, Rock, Batcave, 80’s, Gothic, Punk, Deathrock. Do outro, EBM, Industrial, Electro, PsyTrance, FuturePop, Noise, Cyberpunk. Com a participação de vários DJ’s nacionais e internacionais, e para durar até ao amanhecer, esta será a mais invulgar e maior festa SYNERGY de sempre!...

Sábado 16 de Dezembro

Abertura de portas: 20h00 | Início: 21h00 | Fim: 01h00

SYNERGYNIGHT: 01h30 na discoteca Rock’s.

...............................................................................................

Domingo 17 de Dezembro

Abertura de portas: 20h00 | Início: 21h00 | Fim: 01h00

WASTE DISPOSAL MACHINE | website | myspace

CULTURE KULTÜR | website | myspace

DAS ICH | website | myspace


NotĂ­cias relacionadas

Fotos de KiEw no Hard-Club

Especial Synergy 2 pistas!

Programa e bandas do HF06

DAS ICH no último concerto

HallowFest em Dezembro