Pesquisa

RITUAL SYNERGY!

vORTEXsOUNDtECH | ALEX FX | U-CLIC

MÃO MORTA . || . NOITES RITUAL 2009

No final de Agosto realizam-se dois dos rituais de música urbana mais característicos do Porto, o festival de bandas portuguesas NOITES RITUAL 2009, e a noite de dança de música alternativa SYNERGY. Os Jardins do Palácio de Cristal recebem uma dúzia de bandas distribuídas pelos dias 28 e 29, naquela que é a mais antiga reunião anual no activo deste nível no Porto, juntando perto de dez mil pessoas num enquadramento excepcional, e como se não bastasse ser novamente de entrada livre, o festival de 2009 é encabeçado pelos agitadores portugueses de Rock Independente/Experimental mais perigosos e relevantes do último quarto de século. MÃO MORTA.

A noite-ritual da soundFactory começa logo a seguir ao concerto dos Mão Morta, em jeito de after-hours e prolongamento das Noites Ritual. A festa SYNERGY 75 presta homenagem aos 25 anos de carreira dos autores de Corações Felpudos ou Primavera de Destroços, para uma sinergia única que transforma o melhor club do centro do Porto numa espécie de sala-de-estar dos MÃO MORTA e amigos, com várias pistas de dança, um djset do ADOLFO LUXÚRIA CANIBAL e MIGUEL PEDRO dos próprios MM, e ainda a participação ao vivo de três eminentes convidados: Alex Fx, U-Clic e VortexSoundTech.

A Festa SYNERGY MÃO MORTA marca a estreia de concertos na Sala 3 do Pitch Club, e as honras de abertura do evento cabem à instalação multimedia electro|dnb|industrial VortexSoundTech. Os VST não são uma banda convencional, antes um brainstorm vertiginoso de um grupo de sonoplastas na vida real (e um dos mais destacados encenadores da nova geração do teatro português), que se reinventa em cada performance em função do local de intervenção. Ao longo dos últimos dez anos este trio também de Braga desenvolveu inúmeras bandas-sonoras tanto para o cinema alternativo, do documentário ao porno, como para os palcos dos teatros D.Maria e S.João, estando neste momento a ultimar trabalhos para os teatros Helena Sá e Costa e Carlos Alberto.

VortexSoundTech : myspace.com/vortexsoundtech

Um dos momentos mais esperados da noite chega com o live-act do músico e produtor ALEX FX, que também actuou ao vivo numa das edições recentes das Noites Ritual. Considerado um pioneiro da nova música electrónica portuguesa, e de longevidade próxima da dos Mão Morta (para quem também já assinou remisturas) desenhou e moldou música com a versatilidade e abrangência que se estende do punk à electrónica mais minimal ou do industrial ao drum’n’bass, como músico multi-instrumentista, produtor a solo, como DJ e professor, e em trabalhos de edição, masterização e pós-produção, e inúmeras remisturas (Repórter Estrábico, Belle Chase Hotel, Bizarra Locomotiva, Da Weasel, Blasted Mechanism, etc.) para não falar por exemplo em Depeche Mode.

ALEX FX : myspace.com/underdub

O clique final, no que diz respeito aos concertos after-hours da noite Ritual Synergy 75, é ainda outra forma de instalação em palco, um bom passo para lá do comum formato tradicional de banda. O colectivo conceptual U-CLIC compõe música áudio/gráfica, que se concretiza em pleno na apresentação em directo. Estrutura rock, composição electrónica, inspiração a meio caminho entre Kraftwerk e Sonic Youth, aparência melódica pop eighties, acabamento punk noise digital futurista, embalagem visual intrínseca e surpreendente. O primeiro álbum lançado em 2007 foi apresentado em mais de meia centena de salas, culminando no festival Paredes de Coura (cujo cartaz incluiu Mão Morta) programados entre Sonic Youth e Boys Noize…

U-CLIC : myspace.com/uclic



‹ Party of the Universe! ‹      › SYNERGY 2010 ›