Pesquisa

This is Industrial [pt]

...............................................................................................

  • o conceito e o disco

A música Portuguesa de raíz Industrial está de parabéns. Existem hoje inúmeros projectos em franco desenvolvimento, provando a vitalidade de uma das mais diversificadas correntes de expressão urbana, e abrindo um potencial de crescimento sem precedentes. São muitas e boas, as propostas nacionais que justificam o registo desta e de futuras compilações.

This Is Industrial [pt] é o primeiro avanço neste formato de reunião. O tema é explícito e a alienação (à música comercial) é implícita. O meio-ambiente que fomentou a interacção é o fórum IndustrialPT, sítio online de participação livre e cada vez mais de informação e encontro da “imensa minoria” que se interessa por música de origem Industrial, seja no rock, na electrónica ou em qualquer outra forma final, nacional ou internacional. O desafio deste disco partiu da activíssima netlabel Enough Records – editando e lançando online em Dezembro passado – e é materializado nesta festa com a edição digipack (limitada) pela internacionalmente aclamada editora Thisco.

Faça o download livre do disco, no site da Enough.

...............................................................................................

  • o concerto e as bandas

O disco reúne 15 propostas, das quais 5 actuam em palco neste evento. O concerto é único, como a interacção de um fórum real, e a ordem tradicional de cinco concertos é por uma noite desconstruída. Cada projecto participa várias vezes no dito concerto único, como se de uma orquestra Industrial se tratasse, sem intervalos, num total de 15 actos. O concerto decorre entre as 23h00 e as 02h00. Participam os Sektor 304 [industrial em estado puro], Aktivehate [electro industrial], U.M.M. [punk EBM], Waste Disposal Machine [rock industrial] e Sci-Fi Industries [electrónica dnb industrial]. Imperdível.

...............................................................................................

  • o local e a festa

O local do evento é também um caso raro. Situado na área oriental da antiga Central Eléctrica do Freixo, no Espaço Panmixia do CACE Cultural do Porto, é pela proximidade ao património arqueológico Industrial da cidade um acaso muito feliz. O interior do edifício que alberga a festa nas suas várias partes é cuidadosamente preparado pelo projecto UáUá, um novo organismo de intervenção na cultura urbana. UáUá é um motor de pesquisa e divulgação das artes alternativas, e também um agente integrador de diversos movimentos, como esta produção é disso exemplo.

Na sequência do concerto múltiplo, abrem as duas pistas de dança: a área central de imediato dá lugar ao Club Underworld, a noite da SoundFactory dedicada às electrónicas de origem Industrial; uma segunda pista funciona de contraponto, complementando a nave-discoteca com a zona Rock das históricas festas Synergy. Até ao amanhecer…

Um disco, quinze propostas, cinco bandas num concerto único, duas pistas de dança, bares e zonas de estar/sentar, vista sobre o rio Douro, parque de estacionamento interno para toda a audiência, acesso directo por auto-estrada via ponte do Freixo, rotunda do Freixo, rua do Freixo, proximidade com a estação (CP/Metro) de Campanhã. Entrada a 5 euros, e com o CD digipack vale tudo 8 euros. Um festão. Estão tod@s convidad@s.

Localização do CACE no mapa aqui.

...............................................................................................



‹ Flashback! ‹      › Alta Baixa ›


NotĂ­cias

Bilhetes

David J

Warm-Up

Eventos passados

She Wants Revenge